terça-feira, 12 de novembro de 2019

Dia do Pantanal - Saiba o Porque



O dia 12 de novembro é considerado Dia do Pantanal por força de resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) baixada em 2008, em homenagem à morte do ambientalista Francisco Anselmo de Barros, o Francelmo, que ocorreu nessa data em 2005. Ele ateou fogo ao próprio corpo no calçadão da rua Barão do Rio Branco, durante protesto.


Pantanal Sul


A planície pantaneira se estende por mais de 200 mil quilômetros quadrados dos territórios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É a maior área alagada do mundo. Já o bioma Pantanal cobre uma área mais extensa, cerca de 620 mil quilômetros quadrados, abrangendo também partes do Paraguai e da Bolívia. O bioma Pantanal é o mais preservado do mundo, com mais de 80% de sua cobertura original.
Pela importância para o meio ambiente é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Já foram identificadas no bioma 3,5 mil espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. A legislação estadual é mais restritiva para preservar a vegetação pantaneira, exigindo que 50% da cobertura natural seja mantida.

Além disso, o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, criado em 2000, conserva uma área de 78.300 hectares dos municípios de Aquidauana e Corumbá, ambientes representativos e diversificados característicos do Pantanal como lagoas permanentes, cordões de matas e o brejão do Rio Negro, que servem de refúgio e fonte de alimento à fauna local. Essas áreas periodicamente inundadas são consideradas como o berçário dos peixes do Pantanal.
Porém, não podemos deixar de registrar aqui, a queimada elevada no Pantanal neste ano de 2019 e a destruição de mais de 161 mil hectares de vegetação do Pantanal Sul em poucos mais de 10 dias, isso é muito triste.

Foram quase 300 combatentes, bombeiros de Mato Grosso do Sul, aviões de Mato Grosso e Distrito Federal, brigadistas do Prevfogo e Ibama, além de aviões. Nas fazendas próximas aos focos foram montadas bases de apoio. Um esforço enorme para conseguir conter o avanço do fogo.

Mais de 161mil hectares no pantanal Sul-mato-grossense

Além do esforço das equipes no campo, a chuva chegou encharcando o solo e ajudando a extinguir até mesmo o fogo subterrâneo, quando as raízes continuavam queimando.

Para continuarmos comemorando o Dia do Pantanal precisamos antes de tudo de consciência ambiental e preservar o que é de todos.

Nenhum comentário: