domingo, 15 de dezembro de 2019

Pontos Turísticos de Porto Murtinho


A cidade oferece atrativos culturais, esportivos e de lazer a todos os gostos. São vários pontos de turismo naturais, históricos e culturais, nesta que é a cidade conhecida como a “última guardiã do Rio Paraguai”.

Rio Paraguai - Porto Murtinho - Foto> Divulgação


Em Porto Murtinho diversos povos se juntaram para dar uma alma ao Murtinhense. Uma cultura que engloba vários aspectos e características. Na dança, temos a Galopeira, Dança do Pericón, a Cachaka, a Polca Paraguaia e a manifestação cultural do Touro Candil, no desafio entre os touros Bandido e Encantado. No artesanato é explícita a influência da cultura indígena, principalmente com as cerâmicas Kadwéu e Kiniknawa.

Principais Pontos Turísticos:


O Morro Pão de Açúcar

Morro Pão de Açúcar - Porto Murtinho - MS - Foto.Prefeitura de Porto Murtinho


Localizado na Fazenda Porto Conceição, é um local de exuberante beleza natural, que agrega o turismo contemplativo. O atrativo é um dos pontos mais altos da região, também tem a função de mirante, para a visualização do Pantanal do Nabileque, do Pantanal do Chaco, áreas limítrofes do Paraguai e do próprio município de Porto Murtinho.


Rios
Rio Apa

Rio que nasce no Município de Ponta Porã e é afluente do Rio Paraguai. Divide o Brasil do Paraguai.

Rio Nabileque

Rio que nasce no Rio Paraguai e recebe diversos corixos dentro do pantanal e deságua ao sul, mais além, novamente no Rio Paraguai. É considerado como um braço do Rio Paraguai, que se estende por aproximadamente 250 Km para dentro do pantanal. É farto em pacus na época de cheia.

Rio Paraguai

Principal rio da bacia do Pantanal, nasce na Serra de Araporé, encosta meridional da Serra dos Perecis, no Estado de Mato Grosso, próximo à cidade de Diamantino, com o nome de Pedras de Amolar. Corre de nordeste para sudoeste, penetra na região do pantanal mato-grossense e atinge a fronteira da Bolívia, atravessa terras paraguaias e argentinas e desemboca no rio Paraná, perto da cidade argentina de Corrientes, numa extensão de 2.600 Km. É o quinto da América do Sul , banhando terras brasileiras por 1.300 Km, destacando-se o Pantanal mato-grossence.
É navegável a partir da cidade de Cáceres (MT), a 240 Km da nascente. Divide o Brasil do Paraguai e o Paraguai da Argentina. Suas cheias são em fevereiro e secas entre julho e agosto. Nele encontram-se os portos de Corumbá e Porto Esperança, no Brasil: Puerto Suárez, na Bolívia; e Puerto Sastre, Concepción e Assunção, no Paraguai. Possui muitas baías, praias e locais bons para a pesca. Banha o Município e oferece diversas opções de lazer.

Rio Aquidabã

Rio que desce por encostas de morros e prados formando cachoeiras e piscinas naturais. É propício à pesca e cercado de fauna e flora pantaneiras.

Rio Perdido

Afluente do Rio Apa.

Rio Branco

Rio propício à pesca do Dourado.

Cachoeiras:

Cachoeirão

Queda formada na foz dos Rios Perdido e Apa.
Localização: Estrada para a Colônia Agrícola Cachoeira, 98 Km do Centro.

Cachoeira do Apa


Adicionar legenda

Queda do Rio Apa que oferece praia com areia branca e pedras, situada em uma área de preservação ambiental com 40 ha. Possui área para camping e é propícia à pesca esportiva pesque e solte.
Localização: Fazenda Chácara, 90 Km do Centro.

Nenhum comentário: