quarta-feira, 10 de outubro de 2012

História da Criação de Mato Grosso do Sul






Getúlio Vargas. Foto: Reprodução.
                                                             


Texto: Ben Oliveira.

O presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar 31 no dia 11 de outubro de 1977, desmembrando a área do estado de Mato Grosso em dois e criando Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira, 11 de outubro de 2019, serão comemorados os 42 anos da Divisão de Mato Grosso do Sul. A data é feriado em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações do jornal online VG Notícias, a divisão do Estado foi contra a vontade do governador de Mato Grosso da época, José Garcia Neto. O político e engenheiro cívil sergipano acreditava que na manutenção do Estado uno e viu a decisão como uma barbaridade.

Ainda segundo o site de notícias, Garcia Neto via a justificativa de divisão como uma desculpa dos que acreditavam que o estado era muito grande e difícil de governar. Contra a divisão, Garcia Neto encaminhou um documento no dia 27 de abril de 1977  para o presidente Ernesto Geisel, no qual apresentava justificativas contra a divisão, entre elas as receitas e consolidação do estado. Garcia criticava o custo alto da divisão e o desequilíbrio financeiro que poderia provocar.

Mesmo tendo lido o documento escrito por Garcia Neto, o presidente Ernesto Geisel anunciou que optaria pela divisão de Mato Grosso. Um dos medos do presidente era de que o estado pudesse crescer tanto e tentasse brigar pela independência em relação ao restante do país.

No ano passado, o senador Antonio Russo Netto comentou que a decisão de desmembrar o Mato Grosso foi um acerto, pois contribuiu com o desenvolvimento social e econômico para a região Centro-Oeste. "Acredito que com o tempo, o mesmo ocorrerá com a criação de novos estados que poderão se desmembrar do Pará, caso a população assim o deseje", acredita.

O senador ainda explicou que possa ser oneroso por conta dos gastos públicos a criação de um novo estado, porém com o tempo com as mudanças econômicas e sociais, as dificuldades sociais podem ser transformadas  de maneira positiva, como aconteceu com Mato Grosso do Sul. "Nosso Estado vem conseguindo superar as adversidades, apesar das dificuldades políticas e econômicas que enfrentou nas décadas de 80 e 90. O Mato Grosso do Sul cresceu uma taxa média anual de 6%, tornou-se um grande produtor agroindustrial gerando riquezas ao mesmo tempo em que assegurou a proteção ambiental e promoveu a inclusão social", acrescenta.

Divisão de Mato Grosso foi notícia em jornais da época.
Foto: Reprodução / TV Concordia.

Segundo o senador,Mato Grosso do Sul se destaca pela produção de grãos, cana-de-açúcar, pela genética e cabeças de gado, além da ampla estrutura de serviços e crescimento do parque industrial. "Estamos cada vez mais assumindo um papel relevante no cenário nacional. Nossa localização estratégica na fronteira com o Paraguai e Bolívia, poderá nos render um importante papel no Mercosul. Nos últimos anos passamos por uma profunda transformação, nossas cidades cresceram, a população aumentou em taxas equilibradas e a infraestrutura está se ampliando de maneira vertiginosa", justifica.

Reunião contra a divisão do Estado. Foto: Reprodução / VG Notícias.

Apesar do pouco tempo de criação do estado em termos históricos, o senador acredita que Mato Grosso do Sul nasceu no tempo certo e já foram obtidos avanços significativos.

Quando Mato Grosso do Sul não existia e toda a região era parte de Mato Grosso, os moradores da parte sul do estado tinham algumas dificuldades, pois Cuiabá era a capital e a mesma era muito distante dos municípios, além dos recursos ficarem alocados na porção Norte. A falta de investimentos, falta de estradas asfaltadas e a centralização de serviços em Cuiabá são alguns dos problemas apontados.



Mesmo completando 42 anos de divisão, Mato Grosso do Sul ainda é confundido com Mato Grosso pela maioria dos visitantes, turistas e brasileiros de outras regiões, provocando uma discussão sobre a necessidade de mudança do nome.

É visto e ouvido com frequência o nome do Estado sendo confundido, seja por artistas que visitam Mato Grosso do Sul para realizar shows e apresentações ou pelos profissionais dos meios de comunicação de massa. "Mato Grosso do Sul" é dito pelos sul-mato-grossenses para corrigir quem erra o nome do Estado, dando ênfase ao "do Sul".

Nenhum comentário: