terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bonito comemora 64 anos

Texto: Ben Oliveira

Hoje é o aniversário de Bonito (MS) e para celebrar os 64 anos da cidade, o blog vai divulgar informações sobre um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e do mundo. A região turística de Bonito / Serra da Bodoquena é conhecida pelos seus rios de águas cristalinas, aquários naturais, grutas, lagoas, peixes, animais silvestres, aves, história, cultura, gastronomia, entre outros pontos.




Segundo informações do site Bonito Notícias, em comemoração aos 64 anos de emancipação política de Bonito, ontem aconteceu o lançamento oficial do Hino Bonito cantado por crianças e adolescentes participantes de um projeto social. Durante o evento também aconteceram apresentações musicais e de dança.

Além de Bonito, a região turística localizada no sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul engloba outros municípios como Bela Vista, Bodoquena, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho.
Praça da Liberdade. Foto: Ben Oliveira.


Seria um pleonasmo dizer que o município é Bonito, porém não há quem visite a região e não fique encantado com tantas belezas naturais. Não é à toa que turistas do mundo inteiro vem para o Brasil e especificamente para o Mato Grosso do Sul somente para ver se as imagens e informações realmente conferem com a realidade e acabam descobrindo que ao vivo as paisagens são mais lindas do que as vistas por fotografias.
Praia da Figueira. Foto: Ben Oliveira.


Mais do que simplesmente olhar, nada substitui a sensação de flutuar ou mergulhar nas águas cristalinas do município ao lado de diferentes espécies de peixes e plantas aquáticas, percorrer trilhas em meio a mata e animais silvestres, tomar banho em cachoeiras, piscinas naturais e balneários.

Quem visita Bonito (MS) também tem a oportunidade de conhecer o Projeto Jibóia, no qual são apresentadas diferentes espécies de cobras não peçonhentas, seus comportamentos e características; realizar um passeio de bicicleta pela cidade; praticar arvorismo; observar aves; conhecer a Fábrica de Encantos da Taboa, uma das bebidas mais procuradas do Mato Grosso do Sul de cachaça com mel, canela, guaraná em pó e outras ervas naturais.

Artesanato de Bonito. Foto: Ben Oliveira.
Depois de gastar energias nos diferentes passeios de ecoturismo e atividades oferecidas no destino turístico e de conhecer as lojas com camiseta, produtos e artesanatos da região, outro destaque da cidade é a gastronomia típica de Bonito. Enquanto em alguns locais de passeio existem restaurantes próprios, grande parte deles pode ser encontrada no centro de Bonito. Pastéis de jacaré, pintado, pacu e mandioca, pratos preparados com diferentes espécies de peixes, porções, caldos, churrasco, lanches, doces, bombons recheados com frutas da região e sorvete assado estão entre as variedades gastronômicas oferecidas.

Aos turistas que têm interesse em visitar Bonito, ficam algumas recomendações encontradas em diferentes passeios e atrativos turísticos da cidade: "Em Bonito nada se tira além de fotos; Nada se deixa além de pegadas; Nada se mata a não ser o tempo; Nada se queima a não ser calorias; Nada se leva a não ser saudades".

Nenhum comentário: