sábado, 4 de janeiro de 2020

Como ser um turista sustentável

Regrinhas básicas para ser um turista sustentável

Claro que existem muitas regras sobre como um turista deve se portar em turismo ecológico e em praias, mas aqui vamos citar as mais essenciais:

Turista Sustentável - Foto: Viajarverde



Para o diretor do Viajala, todas as ações de responsabilidade precisam ser acompanhadas também pelos visitantes. "Não basta ter projetos de sustentabilidade se os turistas não fizerem a sua parte, sabendo os limites que a natureza exige na hora da selfie, dando espaço aos animais, não interferindo no meio-ambiente, ou seja, agindo também como fiscais da fauna e da flora"
Veja alguns hábitos simples que podem contribuir para a preservação dos pontos turísticos naturais e para a manutenção da vida nativa.

1. Não interfira no cenário das belezas naturais que visita

Por mais que pedras, conchas, corais, flores sejam lindos, retirá-los pensando em levar uma lembrancinha para casa não é recomendável, já que qualquer interferência humana pode trazer consequências ao meio ambiente.

2. Não deixe nada para trás

Não jogue lixo em espaços públicos, respeite as políticas de separação de resíduos e evite o uso de plásticos como sacolas, canudos, talheres, bandeja e copos. Ao visitar praias, cuidado para não derrubar nada no mar.

3. Respeite o espaço dos animais

Peixes, pássaros, animais silvestres, tartarugas… dê espaço aos animais, mantenha uma distância segura. Não os alimente e, caso veja algum animal ferido, chame as autoridades.

4. Pratique o consumo responsável
Opte por comprar produtos de pequenos produtores e artesãos da comunidade visitada para fortalecer a economia local.

Fonte: Ig Turismo

Nenhum comentário: