quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia do Turismólogo é comemorado hoje

Neste dia 27 de setembro é comemorado o Dia do Turismólogo e também o Dia do Turismo. O blog I Love MS deseja parabéns para todos os profissionais que ajudam a movimentar a economia através das viagens e passeios, a orientar os visitantes e a contribuir para a diminuição da exclusão social.

Guia de turismo em Bonito (MS). Foto: Ben Oliveira.

Criado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o Dia Mundial do Turismo tem como um dos propósitos o de incentivar a indústria limpa, como é conhecida a atividade turística aliada ao desenvolvimento sustentável e preocupada com a preservação ambiental.

Sendo o meio ambiente e as belezas naturais uns dos principais responsáveis pelo turismo no Brasil e também no Estado do Mato Grosso do Sul, é fundamental que a preocupação com preservação e sustentabilidade na área estejam em pauta.

Um dos destinos turísticos bastante procurados pelo Brasil e mundo e reconhecido pelo ecoturismo, Bonito (MS) consegue lucrar sem causar danos ao meio ambiente. Na cidade sul-mato-grossense existe um voucher digital no qual é possível acompanhar a capacidade máxima de visitantes em cada um dos passeios disponíveis para garantir uma exploração sustentável e modernizar o recolhimento de tributos.

O sistema de voucher de Bonito foi premiado pelo Ministério do Turismo em 2010 e é considerado um dos referenciais no mundo quando se trata de turismo e meio ambiente. O projeto de Turismo Responsável em Bonito (MS) iniciou em 1994 e contou com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e agências de turismo da região.

Juramento do Turismólogo - "Prometo, como bacharel em turismo, dedicar-me à pesquisa e ao desenvolvimento sustentável do turismo; empenhar-me pelo engrandecimento do fenômeno turístico, no brasil e no mundo; preservar o turismo como instrumento de paz, bem estar e entendimento entre povos e zelar pelos valores éticos da profissão".

Em janeiro de 2012 a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff sanciou a regulamentação da profissão de turismólogo, lei 12.591/12. Entre as vantagens da aprovação da regulamentação estão: possibilidades de se buscar melhorias no currículo do curso, junto ao Ministério da Educação; realizar concursos públicos voltados à carreira específica; alinhar políticas públicas voltadas ao setor de turismo.

Nenhum comentário: