segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pontos Turísticos de Aquidauana

                                                 

Localizada a 139 km da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, e a 203 km de Bonito, principal destino de ecoturismo do Estado e um dos principais do Brasil, a cidade de Aquidauana também é conhecida como um dos portais do Pantanal e recebe visitantes interessados na natureza, história e cultura da região.

A região do Pantanal de Aquidauana é pouco afetada pelas enchentes do que as outras regiões pantaneiras. Os limites do Pantanal de Aquidauana são ao norte, o Pantanal da Nhecolândia; ao sul, a própria cidade de Aquidauana; a leste, a Serra de Aquidauana; a oeste, os Pantanais de Miranda e Abobral.

Conheça os principais pontos turísticos de Aquidauana:

Pantanal - Maior planície de inundação do mundo, o Pantanal se destaca pelas espécies de animais e vegetação. O turista encontra em fazendas e pousadas da região pantaneira alguns passeios, como a lida com gado, passeio à cavalo, passeio de barco, pescaria de piranhas, safári fotográfico, trilha, focagem noturna, entre outros.

Cavalgada no Pantanal. Foto: Daniel De Granville.

Rio Aquidauana - O Rio Aquidauana, que banha os municípios de Aquidauana e Anastácio é um dos principais atrativos turísticos da cidade procurados pelos pescadores. Lembrando que para pescar no rio é preciso ter licença de pesca. A pesca sem licença não é crime ambiental, porém, é infração administrativa.
Rio Aquidauana - foto tirada sobre a ponte de Piraputanga. Foto:Eliene Souza de Almeida

Mercado Municipal - Inaugurado em 1962 com o objetivo de se tornar uma feira livre, hoje é um centro para a venda de vários produtos alimentícios. No local encontram-se frutas, grãos, verduras, carnes e itens típicos da região como o mel e seus derivados, rapadura, peixes nativos, ervas naturais e muitas novidades.
Mercado Municipal de Aquidauana. Foto: Divulgação Prefeitura de Aquidauana.

Endereço: Rua Sete de Setembro, 937 Centro
Horário de Funcionamento: 6h às 17h

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição - Construída em 1930 a Igreja, também chamada de Matriz, se destaca quanto à beleza e características medievais da sua arquitetura.

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição. Foto: Prefeitura de Aquidauana.

Endereço: Praça Imaculada Conceição, Centro

Museu de Arte Pantaneira - Inaugurado em 1999, o nome do museu é uma homenagem a um dos fundadores da cidade de Aquidauana, Manoel Antonio Paes de Barros.

Museu da Arte Pantaneira. Foto: Eliene Souza.

Possui um vasto acervo de itens historicamente importantes como armamentos e artefatos usados na Guerra do Paraguai, registros oficiais do Município, objetos de comunicação, além de obras de arte de artistas regionais.

Endereço: Rua Cândido Mariano, 462 Centro
Horário de Funcionamento: 7h30 às 18h

Praça Afonso Pena - Conhecida popularmente como Praça dos Estudantes, oferece uma grande área de lazer e entretenimento, com parque infantil, espaço para jogos de mesa e uma concha acústica para eventos.
Praça Afonso Pena. Foto: Prefeitura de Campo Grande.

A Biblioteca Municipal e a Casa do Artesão também estão dentro da estrutura da praça e dispõem de pequenos suvenires com temas pantaneiros.

Parque Ecológico da Lagoa Comprida - Com uma extensa área verde e uma grande lagoa, o Parque já apresenta as características do ecossistema do Pantanal.

Parque Ecológico da Lagoa Comprida. Foto: Prefeitura.

Possui pista iluminada para caminhadas, quadra de areia e o Viveiro Municipal. É uma importante área de preservação e de contato com o meio ambiente.

Endereço: Rua Moisés Albuquerque
Horário de funcionamento: 5h às 21h

Clube do Laço Pantaneiro - Fundado em 1983, por um grupo de pecuaristas, foi um espaço pioneiro por atrair milhares de pessoas nos eventos realizados. Sua estrutura é composta de pistas de provas para competições, como a de laço, quadra de esportes, parque e área de camping.

Clube do Laço Pantaneiro. Foto: Prefeitura de Aquidauana.
Endereço: Rodovia Aquidauana, Km 7

Ponte da Amizade - Ponte Roldão de Oliveira, também conhecida como Ponte Velha, foi construída sobre pilares de pedras e lastro de madeira sobre o Rio Aquidauana e faz a ligação da cidade com Anastácio.
Ponte Velha. Foto: Marcos Quinhonez.

Sua arquitetura chama à atenção e sua utilização é muito importante para o trânsito nas regiões. Está localizada, aproximadamente, à latitude 20º28' Sul e à longitude 55º47' Oeste.

Casa do Artesão - Localizada na Praça dos Estudantes, a Casa aglutina diferentes tipos de peças artesanais, confeccionadas por artesãos do município e da região.

Casa do Artesão. Foto: Ben Oliveira.
Estação Ferroviária - Construída em 1908 e inaugurada em 1912, desde maio de 2009 a estação passou por uma revitalização e começou a circular o trem turístico Pantanal Express, trazendo turistas para conhecerem as belezas do Pantanal sul-mato-grossense.

Estação Ferroviária de Aquidauana. Foto: Ben Oliveira.

Com informações da Prefeitura de Aquidauana.

Nenhum comentário: