sábado, 18 de agosto de 2012

O que tem nessa KURUPI?




Texto de Marcos Ermínio Dias Cáceres

O Tereré é uma bebida feita com a infusão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem guarani. É consumida com água ou limão (principalmente) e também sucos, hortelã (Menthaarvensis), cedrón (Lippia citriodora), peperina hortelã, cocú (Allophyllusedulis), entre outros. E o nosso Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado Brasileiro a conhecer a tradicional bebida, sendo levado pelos paraguaios e índios guaranie kaiowá, que passaram a pertencer ao país quando da nova definição da fronteira entre Brasil e Paraguai, anexando imensos ervais nativos. E também todo ciclo brasileiro da erva-mate do tereré teve início na cidade de Ponta Porã, que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia, depois se expandiu para outras cidades e estados. E também há o fato de que Ponta Porã quando descobriu o tereré era ainda território Paraguaio.


Foto de Marcos Erminio



Em Mato Grosso do Sul é consumido a todo o momento, é uma bebida apreciada por todos, desde crianças até os mais velhos e sempre o mais novo serve o mais velho, só pode parar se agradecer e todos da roda te ouvirem. O estado é até hoje o maior produtor de erva-mate fora da Região Sul.


Uma erva muito conhecida é a erva Kurupi e dela que vamos falar um pouco de origem paraguaia, que tem uma fábrica em Dourados, no sul do estado. A bebida aproxima muito os jovens, pois é muito comum ver pelas cidades do estado, em tardes de sábados e domingos, rodas de jovens consumindo o Tereré, onde se falam diversos assuntos: esporte, politica, televisão etc.


Foto de Marcos Ermínio


A Erva mate Kurupi, também chamada como Yerba Mate Kurupí Paraguaia composta passa por um período de maturação que realça o seu sabor, adquirindo características próprias, que combinadas com a adição de especiarias, formam um produto de inigualável sabor quando consumido com  o Tereré.


Divulgação: Wess Soares


A erva-mate é uma árvore com propriedades medicinais, que é cultivada somente no Paraguai, sul e centro-oeste do Brasil e norte da Argentina. Seu cultivo não se desenvolveu em nenhuma outra parte do mundo. A erva-mate possui propriedades estimulantes, tônicas e diuréticas. Em suas folhas e caules, e também nas infusões, foram detectados quantidades consideráveis de potássio, sódio, magnésio e manganês, como também vitaminas A,B-1, B-2 e C, riboflavina, caroteno, ferro, cálcio e proteínas.





Bem, o valor da caixa de erva mate Kurupi tem o valor bem diferenciado na capital, nas grandes redes de supermercado pode se encontrar em média no valor de R$ 8,00 a caixa, já no centro comercial popular de Campo Grande, e possível encontrar 3 caixa pelo valor de R$ 10,00, a quem diga que o sabor da erva mate embalada no Paraguai seja mais saborosa do que a embalada na fabrica em Dourados, e assim comoqualquer outro produto de grande visibilidade e de boa qualidade consiste em suas réplicas ou falsificações se pode ser dita, o interessante é que sempreque alguém visita os conterrâneos Paraguaios, existe sempre a encomenda daquele amigo ou conhecido apreciador da bebida solicitando para que traga um pouco damais famosa Erva Marte do Mato Grosso do Sul.  

Ps:. Considerado figura primária na mitologia Guarani, Kurupi e o Deus da sexualidade e da fertilidade.

E você, já tomou seu tereré hoje?


2 comentários:

Magno disse...

Concordo com o Marcos, erva Kurupi é muito boa, principalmente do Paraguai, mas ao experimentar uma mistura, para meu gosto, ficou excelente, misturei a 1kg de kurupi, 1 kg de da erva campanário premium, pois a mesma é pura folha, sem adição de gravetos, o que realça o sabor da erva kurupi e prolonga o gostinho amargo do terere... recomendo.

Lya Campozano disse...

Tereré é muito bom... Melhor ainda se for Kurupi... Eu sou uma apreciadora nata... Família Paraguaia (avós e tios), mas nascida no Brasil (Campo Grande, MS para ser mais exata), amo passar a final de tarde tomando um delicioso e gelado tereré... E não renego as raízes, a erva embalada no Paraguai é sim diferente, tem um gosto diferente e melhor...
Hoje moro em Rondônia (Porto Velho, a capital mais suja e feia do Brasil) e aqui não tem para vender a erva que tanto aprecio, então o jeito foi trazer estoques do Paraguai... Sempre que vou a Campo Grande visitar familiares, já contacto alguém que está indo ao Paraguai para que traga erva para mim... =D