quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Biblioteca celebra divisão do Estado com exposição literária


No mês de outubro é comemorada a divisão do Estado de Mato Grosso do Sul e para celebrar, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim de Campo Grande (MS) está com uma exposição literária de escritores sul-mato-grossenses.

Exposição literária sobre escritores sul-mato-grossenses acontece este mês.
Foto: Divulgação.
Quem visitar a biblioteca neste mês poderá conhecer obras especiais, resultantes de uma ampla gama de culturas de diversas regiões do Brasil e dos países de fronteira, que tanto influenciaram a nossa literatura e música típica.

A multiculturalidade da literatura do Estado se deu pela colonização de povos de países fronteiriços e os que nasceram antes da divisão do Estado, como os irmãos Abílio e Manoel de Barros, um de Corumbá e outro de Cuiabá, cujo Pantanal foi uma grande fonte de inspiração.

Entre os destaques de autores estão o poeta corumbaense Lobivar de Matos, Visconde de Taunay (e sua obra "Inocência"), Augustos César Proença, Orlando Antunes Batista, José Pedro Frazão, Heliophar de Almeida Serra, Ulisses Serra, Emmanuel Marinho, Brígido Ibanhes, Leiner Maura, Luciano Serafim, Elpídio Reis, Acyr Vaz Guimarães, José Couto Vieira Pontes, Flora Egídio Thomé, Geraldo Ramón Pereira, Leal de Queiróz, Ivaldo Pereira, Hugo Salum, Carlos Alberto dos Santos Dutra, Lino Villachá.

Também serão lembrados: Rubênio Marcelo, Guimarães Rocha, Zorrillo de Almeida Sobrinho, Reginaldo Alves de Araújo, Adair José de Aguiar, Lucilene Machado, Raquel Naveira, Henrique Medeiros, Teresa Hilcar, profa. Maria da Glória Sá Rosa, Profa. Idara Duncan, Paulo Coelho Machado, prof. Marcelo Marinho, profa. Maria Adélia Menegazzo, Pe. Afonso de Castro.

Serviço: As visitas à exposição são abertas ao público. A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 horas.
Postar um comentário