segunda-feira, 13 de junho de 2016

Por que Santo Antônio é padroeiro de Campo Grande? Conheça a história


Santo Antônio
Santo Antônio. Site UCDB

De acordo com o histórico da igreja que leva o nome dele, a devoção ao santo em Campo Grande está ligada ao fundador da cidade, o mineiro José Antônio Pereira. Há 141 anos, em 1872, à procura de campos para criar e matas para lavouras, ele e uma pequena caravana deixaram Montes Claros, cidade onde, até então, residia. Partiu para o sul de Mato Grosso.
No meio do caminho, passando por Santana de Paranaíba, a comitiva foi obrigada a interromper a mudança por três meses, por conta de uma “febre maligna” que atingiu os moradores daquela região. Segundo os relatos, José Antônio, que era “prático” de farmácia e homeopata - naquela época tipo como bom médico - permaneceu no local tempo suficiente para acabar com a epidemia. Salvou muitas vidas.


“Foi ali que José Antônio, devoto de Santo Antônio de Pádua, fizera um voto: se não perdesse um só dos seus, quando aqui chegasse, faria uma igreja para o seu santo amigo, cuja imagem já trazia em sua companhia. Esta foi a origem do abençoado nome da nossa querida cidade”, diz parte do texto que integra os registros de fundação da matriz em Campo Grande.
Primeira Capela de Santo Antônio
Primeira Capela de Santo Antônio
Tendo extirpado a doença, a comitiva de José Antônio chega, enfim, à nova terra e se estabelece na confluência de dois córregos, mais tarde denominados de Prosa e Segredo. Nos anos seguintes, em 1876 e 1877, o fundador da cidade dá cumprimento à promessa e constrói uma capela de pau-a-pique, que foi inaugurada no dia 4 (ou 14) de março de 1978 pelo padre de Nioaque, Julião Urquia.
A história, que ficou marcada no tempo, também foi registrada: “O mesmo padre abençoou, pela primeira vez, a capela e o povoado, celebrou três casamento e inúmeros batizados. Esta pequena capela situava-se numa ruela perpendicular a rua 26 de agosto, mas que, por atravancar passagem, foi necessário mudá-la, sendo construída em lugar próximo".
Igreja Matriz Atual de Santo Antônio em Campo Grande MS
Igreja Matriz Atual de Santo Antônio em Campo Grande MS

Trinta e quatro anos depois, em 2 de abril de 1912, foi erguida a primeira paróquia de Campo Grande. Dez anos mais tarde, com a cidade já em crescimento, ela foi, novamente, demolida. Deu lugar a um templo novo, que passou a ser a Matriz de Santo Antônio.


Nenhum comentário: