quinta-feira, 18 de julho de 2013

Restaurante Sul Mato Grossense em SP

Vocês já conhecem o restaurante especializado na gastronomia Sul-Mato-Grossense localizado na Vila Mariana em São Paulo? É o Sobaria.


Sobaria Cozinha Sul-Matogrossense
Sobaria Cozinha Sul-Matogrossense


O nome deriva de Sobá, macarrão em japonês, trazido pelos imigrantes da ilha de Okinawa em 1908, para a capital Campo Grande. O prato desde então foi absorvido pela cultura local, ganhou novos ingredientes e hoje é parte da culinária de Mato Grosso do Sul, servido em feiras e em diversas sobarias.



O Sobá tem como base um macarrão de sêmola fino e longo – como os cabelos e barbas dos sábios japoneses -, e é feito artesanalmente. Servido numa tigela, vem acompanhado de um caldo de carne especial - que leva em média 8h para ficar pronto -, cubos de carne, finíssimas tiras de omelete, muita cebolinha e com molhos de gengibre e shoyo.

Embora a decoração do Sobaria seja rústica, baseada nos restaurantes de MS, com móveis de madeira típica e um clima gostoso, daqueles que você chega e sabe que não vai embora tão cedo, o sobá servido na casa ganhou sofisticação: "Trocamos a carne por filé mignon, seguindo as exigências do público paulistano" – diz Jean Haddad, um dos sócios - os três moradores do pedaço.

Local da Sobaria


No cardápio há três tipos de sobá: o de pernil (carne de porco), que é o mais tradicional, o de carne de soja e o de filé mignon. A tigela pequena sai por 12 reais e a média, 14. Para acompanhar o sobá vale qualquer bebida, mas segundo Jean, a cerveja é a que cai melhor! A pedida é experimentar antes, durante ou depois, a tradicional Taboa, uma cachaça artesanal com mel, canela, guaraná em pó e ervas naturais!

A Taboa é base para diversos tipos de drinks tradicionais da Região, especialmente a caipirinha de Taboa, que faz parte do cardápio da casa.
Outra tradição do Estado são as variações da mandioquinha ouro, que acompanha pelo menos cinco, dos oito pratos servidos no restaurante – destaque para a tradicional linguiça de maracaju de carne bovina.

A famosa Taboa
A Famosa Taboa


O tubérculo está também na sobremesa, um bolo servido com sorvete - dos deuses!

O Sobaria fica a Rua Áurea 343- Vila Mariana. Tel: 5084.8014. Funciona de segunda a sexta das 18h a 1h e Sábados e domingos de 12h a 01h.

Mais informações no site:



Nenhum comentário: