quinta-feira, 6 de junho de 2013

A escolha do nome do Estado de Mato Grosso do Sul


O atual Estado de Mato Grosso do Sul era parte integrante do Estado de Mato Grosso até 1977, contudo idéias separatistas de Mato Grosso do Sul tiveram seu início ainda no século XX. Durante a década de 1930 foi criada a Liga Divisionista, entidade criada para lutar pela criação de uma nova unidade da federação.
-->


No dia 11 de outubro de 1977, através da Lei Complementar nº 31, o então presidente da república General Ernesto Geisel, desmembrou do estado de Mato Grosso a região sul e, em primeiro de janeiro de 1979, foi instalado o Estado de Mato Grosso do Sul. Entre 1979 e 1982, o novo estado foi governado por um interventor nomeado pelo presidente da república. Depois disto ocorreram as primeiras eleições para governador.

A publicação especializada estadunidense denominada “Flag Bulletin” do bimestre de Julho e Agosto de 1979, dá conta da existência de duas bandeiras provisórias do Estado utilizadas antes da instalação do Estado ocorrida em 1979, descreve as mesma da seguinte forma: A primeira seria dividida horizontalmente em três faixas, a primeira e a última verdes e a central branca com a inscrição “ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL” em preto no meio da faixa central, a segunda similar a primeira em azul, branco e azul com a inscrição “ESTADO DE CAMPO GRANDE” e a constelação do Cruzeiro do Sul, na faixa de cima, junto à haste.

Realmente, no dia 03 de maio de 1977 Geisel  edita o chamado “pacotão de abril”, na realidade uma Emenda Constitucional que, entre outras medidas, em nome da segurança nacional decide criar o Estado de Campo Grande, a ser regulamentada por meio de Lei Complementar.


Seria a futura bandeira provisória do Estado Novo



Contudo houve uma reação popular, especialmente entre as regiões do interior do futuro Estado contra o nome bem como da então liga-sul-mato-grossense. Mantendo-se assim a tradição do nome "Mato Grosso" e fazendo com que todos os sul-mato-grossenses fossem representados.


A Provavel Bandeira provisória de MS


Dessa forma, no dia 24 de agosto de 1977 é enviada a mensagem presidencial nº. 91 de 1977, com o projeto de Lei Complementar de criação do novo Estado. O anteprojeto de Lei criava o Estado de Campo Grande. Não se sabe se realmente tais bandeira provisórias chegaram a ser confeccionadas ou cogitadas, certamente a que conta com a denominação “ESTADO DE CAMPO GRANDE” não sobreviveu à agosto de 1977, a que conta com a inscrição “ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL” pode ter tido algum uso não oficial até que a bandeira definitiva fosse criada em Janeiro de 1979.


Desde então, surgiram todos os nossos problemas por ter o nome de Mato Grosso do Sul.


Créditos da matéria: vexilologia.com.br/ms

Nenhum comentário: