sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A Importância da Avenida Afonso Pena para Campo Grande

Hoje falaremos da Menina dos Olhos de Campo Grande, A Avenida Afonso Pena.





Foto: Alexandre Costa



Quem mora ou visita Campo Grande pode até não conhecer todos os pontos da cidade, mas não se esquece de um nome: Afonso Pena. Nome da principal avenida da capital sul-mato-grossense, uma homenagem ao ex-Presidente do Brasil. Ela começa em um trecho da Avenida Duque de Caxias, no centro da cidade e acaba no bairro Chácara Cachoeira, em uma das entradas do Parque dos Poderes.

A Avenida Afonso Pena é como o coração pulsante de Campo Grande. Ela corta algumas das principais ruas e bairros da cidade, além de concentrar diferentes pontos históricos, turísticos e comerciais, como a Morada dos Baís, Shopping Campo Grande, Parque das Nações Indígenas, Praça Ary Coelho, Praça do Rádio Clube, Prefeitura Municipal, Obelisco, entre outros.

É impossível falar de Campo Grande sem se lembrar da sua Avenida mais querida, percorrida e freqüentada diariamente pelos moradores da cidade e visitantes, seja a caminho do trabalho, educação, atividades ou até mesmo lazer.

Na Afonso Pena, o Campo-grandense sai para se divertir, fazer caminhadas e exercícios físicos, encontrar os amigos para a famosa roda de Tereré, ouvir músicas ou apenas para observar o melhor e mais bonito Por-do-Sol do Brasil.

À noite, os bares e restaurantes da cidade presentes no Coração da Cidade concentram a população de jovens e adultos para o famoso Happy Hour, encontros de amigos, paqueras e até mesmo romantismo. Descrita por um dos maiores escritores e historiadores de Mato Grosso do Sul, Paulo Coelho Machado, como a “Grande Avenida”, a Avenida Afonso Pena se desenvolve junto com a cidade e recebe diversas obras durante os anos. Apesar de todos os avanços, uma das preocupações da prefeitura é com as árvores centenárias, importantes para a identidade e beleza da capital.

Ponto de referência para os turistas perdidos na cidade em busca de informações sobre qualquer lugar de Campo Grande ou até mesmo para os moradores, a extensa Avenida recebe e encanta centenas de pessoas, seja dia ou noite. “É na Afonso Pena que a vida acontece na capital do Mato Grosso do Sul”.

É preciso reconhecer a importância desta avenida, seja por conta da sua história e relação com o desenvolvimento de Campo Grande, como pela Afonso Pena ser uma das representações da vida social da cidade. Esta data não poderia passar em branco sem mencionar aquela Avenida em que nós passamos sempre que saímos de casa ou visitamos a cidade, nem que seja sem querer.

Texto: Mariana de Barros e Ben Oliveira

2 comentários:

Unknown disse...

Parabens! Que bacana esse reconhecimento! @Replay Sonorizacao

Sul-mato-grossense Papi disse...

A Avenida Afonso Pena,foi projetada em formato de rua na década de 1910. Chamada antes de Avenida Marechal Hermes. Foi trocado o nome seis anos depois, por iniciativa do vereador Francisco Vidal em homenagem ao presidente do Brasil que aprovou o traçado da ferrovia de Campo Grande, Afonso Augusto Moreira Pena nasceu em 30 de novembro de 1847 e foi presidente da República de novembro de 1906 a junho de 1909. Foi feito o projeto de arborização em 1913 e o plantio em 1914, pelo 1º Juiz de Paz a chegar em Campo Grande, Intendente Dr. Arlindo de Andrade Gomes, que mandou trazer do Jardim Botânico no Rio de Janeiro cerca de mil mudas.