segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Paraíso das Águas elege primeiro prefeito

Localizado no estado de Mato Grosso do Sul, a 280 km da capital, Campo Grande, Paraíso das Águas é o novo município emancipado do estado. No dia 7 de outubro de 2012, o município escolheu o primeiro prefeito nas eleições.

Vista aérea de Paraíso das Águas. Foto enviada por Laiani Vida.

Com uma área total de 4.869.71 km² e população de aproximadamente 5 mil habitantes, Paraíso das Águas foi emancipado do município de Costa Rica, Chapadão do Sul e Água Clara, através da Lei Estadual 2.679 de 2003.
Paraíso das Águas, município elegeu primeiro prefeito.
Foto enviada por Laiani Vida.

Apesar de ter sido aprovado por 96,34% dos eleitores em um plebiscito, somente em dezembro de 2009 foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal um decreto que dava autonomia ao município de Paraíso das Águas. Antes desta data, a prefeitura de Água Clara alegava prejuízo na economia por conta da separação do território.

Segundo o G1, no dia 7 de outubro deste ano, os eleitores de Paraíso das Águas elegeram com 81,18%, equivalmente a 2.265 votos, o pecuarista Ivan da Cruz Pereira (PMDB, conhecido como Ivan Xixi).

Paraíso das Águas se emancipou de Costa Rica, Chapadão do Sul e Água Clara.
Foto enviada por Laiani Vida.

Entre os desafios do novo prefeito para o município de Paraíso das Águas estão a melhora da infraestrutra e serviços do município, a falta de coleta e tratamento de esgoto, necessidade de um hospital e ausência de comunicação por celular, devido à falta de antenas.

Localização de Paraíso. Foto: Reprodução.

O município tem sua economia baseada na agricultura e pecuária, com mais de 150 mil cabeças de gado bovino, em sua maioria nelore, e agricultura planejada em terra fértil. Paraíso das Águas conseguiu sua independência preparado tendo 95% das vias asfaltadas e com rede de drenagem, escolas públicas, posto de saúde, Polícia Militar, Agência dos Correios e Telégrafos, supermercados, farmácias, postos de combustível, entre outros estabelecimentos.

Água Santa. Foto enviada Laiani Vida.

Em relação ao turismo, Paraíso das Águas se destaca pela água santa, um local 15 km distante da sede do município, visitado por turistas. Além de atrair pescadores profissionais e amadores, já que o município é cercado pelos rios: Paraíso, Sucuriú, Domingos e Rio Verde.

Este é o município de número 79  no estado de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: