sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Corumbá-MS

 No dia 21 de setembro de 2013, a cidade de Corumbá completou 235 anos de fundação.
Fundada no dia 21 de setembro de 1778, Corumbá também é conhecida como cidade Branca, por conta da cor clara do seu solo rico em calcário ou Capital do Pantanal, por ser a maior cidade na região pantaneira.

Pescaria em Corumbá. Foto cedida por Anderson Luís.
Segundo informações da Prefeitura de Corumbá, na data de fundação, a região foi chamada de Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque pelo Capitão-General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, e uma das propostas era a de impedir o avanço dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca de minerais preciosos, como o ouro, transformando-se no principal entreposto comercial da região.

Por-do-Sol em Corumbá. Foto cedida por Anderson Luís.

A história da cidade é marcada pela expectativa de encontrar ouro, principalmente pelos portugueses que chegaram à cidade em 1524. Somente no ano de 1850 a região foi elevada a município por conta da importância comercial, da ocupação e também da passagem de barcos brasileiros e paraguaios pelo Rio Paraguai.

Para os curiosos sobre a origem do nome da cidade, Corumbá surgiu de "Curupah", que em tupi-guarani significa "lugar distante".

Corumbá. Foto cedida por Anderson Luís.

Um dos principais portais do Pantanal do Mato Grosso do Sul, ao lado de outras cidades como Aquidauana, Miranda, entre outras, desde 1970, com mais de 60% do Pantanal ocupando o seu território, a cidade de Corumbá investe no turismo, nova infraestrutura e restauração das construções históricas atraindo diversos visitantes em busca pela natureza, pescaria, história e cultura para a região.

Festa Junina no Porto de Corumbá. Foto cedida por Anderson Luís.

Veja também:  Pontos Turísticos de Corumbá

                       Hotéis de Pesca em Corumbá (MS)



Nenhum comentário: