quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sopa Paraguaia: Tomou?!?!




A sopa paraguaia vem com pegadinhas. Toda vez que um sul-mato-grossense convida alguém para comer uma das comidas típicas aqui da fronteira fica só esperando o “fora” e a cara de surpresa que fazem quando se coloca à sua frente a sopa paraguaia, uma sopa que não é sopa, e sim uma espécie de torta... Ou suflê!

 Depois, quando ela aparece diante dos olhos, rola um conflito do tipo “é doce ou salgada?”. Não se engane pela aparência de bolo de milho, o prato é salgado!


Divulgação:internet




Alguns dizem que originalmente era mesmo uma sopa como manda o figurino (das sopas), que os soldados paraguaios levavam para os campos de batalha durante a Guerra do Paraguai (1865/1870). Como era difícil transportar algo líquido em uma situação como aquela, aos poucos foram sendo incorporados ingredientes que a tornaram mais sólida, adquirindo a consistência atual. Outra teoria é de que o termo “sopa”, para os paraguaios da fronteira com Mato Grosso do Sul, significa torta, e o que nós brasileiros chamamos de “sopa” eles denominam “ensopado”.
 

Para nós ela estaria mais para um suflê de milho, mas com a consistência um pouco diferente, uma vez que aqui os ovos são utilizados inteiros. Parece também um pouco aquela torta que muitas mulheres fazem no liquidificador, que fica bem mais levinha. Enfim, dizem, é delicioso esse prato acompanhado de cosido ou chá gelado, mas é ótimo quando a imaginação vai embora ou quando bate aquela preguiça.


Divulgação:internet


O milho utilizado na sopa paraguaia é o moído, que se assemelha ao fubá depois de pronto. O milho debulhado é usado na receita do chipa guasú, que é outro tipo de bolo salgado semelhante à sopa paraguaia. Outro aspecto importante é que ou se usa o milho ou o fubá na receita, os dois jamais. Para ser uma sopa tipicamente paraguaia o uso do milho é indispensável.

Na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguay a sopa paraguaia também é feita utilizando o milho cateto ou saboró, bastante queijo e cebola, assado em forno de barro.

A sopa paraguaia foi inventada pelos indios da fronteira paraguaia e sul-mato-grossense e no decorrer do tempo sua receita foi se modernizando e hoje fazemos esse delicioso bolo de herança paraguaia


Divulgação:internet


Histórias à parte, a sopa é um prato típico de Mato Grosso do Sul e costuma ser servida em quadradinhos. Abaixo, veja o passo a passo para fazer em casa.



Ingredientes
 
03 Ovos mal batidos

02 Cebolas em rodelas
02 Colheres de sopa de manteiga
01 Copo de leite
01 Xícara de água
08 Colheres de sopa, bem cheias de fubá saboró ou polentina.
01 Prato de queijo ralado grosso
01 Colher rasa de fermento royal
Sal

Misture tudo, asse em forno quente em tabuleiro untado.


Saindo do forno!
Ai está a legítima Sopa Paraguaia!


 Divulgação:internet


 Receita de Dona Carlinda Arantes, retirado do livro "Soltinhas na Panela", Volume 1.


10 comentários:

The Trooper disse...

buen post, saludos desde Paraguay!

maithu disse...

Buenos días, con respecot a este post, las fotos que muestran en sobre la sopara paraguaya corresponden a la chipa guasu, que se elabora con maíz fresco, con una prepación parecida a la sopa paraguaya, pero no igual.

La sopa paraguaya se elabora con harina de maíz, no con maíz molido, ese tipo de maíz en Paraguay sirve para alimentar a las aves.

Con respecto al orígen de la misma, les dejo un link de wikipedia en donde se podrán informar mejor sobre cómo se originó la sopa paraguaya, en el título Historia y orígen del nombre
http://es.wikipedia.org/wiki/Sopa_paraguaya

Y para terminar, la receta que colocaron en este blog, es de una sopa brasilera, la sopa paraguaya no utiliza esos ingredientes.

Saludos

Anônimo disse...

Lá vem os paraguaios com complexo de inferioridade criticar os brasileiros nos acusando de termos roubado a sopa paraguaia! Em nenhum momento foi dito que a sopa paraguaia foi inventada pelos brasileiros, o texto acima deixa isto bem claro! O próprio nome, "sopa paraguaia" já esclarece que é um prato típico do Mato Grosso do Sul que teve origem no Paraguai! Deixem de serem complexados amigos paraguaios!

Anônimo disse...

Na verdade amigo brasileiro os de complexo de inferioridade son voces que nao tem a capacidade de crear coisas propias. Ja fizerom iso con o TERERE e nao me sorprenderia que fazan con o IDIOMA GUARANI. Paraguay pais generoso, obrigado por reconhecer a nossa genialidade e originalidade, muita falta faz pra voces! Omope la che portugues pero oikema ontende hagua koa tembo!

Anônimo disse...

Amigo paraguaio, porque nós brasileiros teríamos complexo de inferioridade? Somos disparado o maior PIB de toda a América Latina, o maior país, o mais industrializado! Infelizmente o diário paraguaio ABC Color, distorceu o artigo do I LOVE MS, e disse que nós brasileiros estamos roubando a sopa paraguaia afirmando que é um prato brasileiro... Porém quem leu o artigo percebeu claramente que em nenhum momento o artigo afirmou que a sopa paraguaia é brasileira, muito pelo contrário, se afirma claramente no texto que a sopa paraguaia era o alimento de soldados paraguaios durante a Guerra do Paraguai, admitindo portanto a origem paraguaio da sopa! E se os brasileiros quisessem mesmo roubar a sopa paraguaia, porque então a continuaríamos de chamá-la de "sopa PARAGUAIA"??? O próprio nome já indica a origem do prato...
E quanto ao Tererê, uma bebida paraguaia, o amigo está fazendo confusão com a bebida BRASILEIRA chamada Chimarrão, semelhante ao Tererê e muito tradicional no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O Tererêé paraguaio, porém o chimarrão é brasileiro! Não confunda chimarrão com Tererê, são bebidas semelhantes, porém com algumas diferenças básicas!
A cultura brasileira é imensamente rica, não precisamos roubar nada de um pequeno e complexado país chamado Paraguai!

Anônimo disse...

E quanto ao idioma Guarani, é válido lembrar que os índios guaranis viviam em extensos territórios da América do Sul na época em que os portugueses e espanhóis colonizavam o nosso continente. Portanto, uma parte das tribos guaranis viviam em territórios brasileiros colonizados pelos portugueses e se conclui que o idioma e a cultura guarani não é uma exclusividade única dos paraguaios! Não distorça os fatos amigo paraguaio. Não roubamos a cultura guarani, ela sempre fez parte da cultura brasileira desde a época do Brasil colônia, igualmente fez parte da cultura paraguaia desde a época do Paraguai colônia! Deixe de complexo de inferioridade!

Anônimo disse...

Pessoal do blog do I LOVE MS, infelizmente o diário paraguaio ABC COLOR, distorceu a matéria de vocês sobre a sopa paraguaia e nos estão acusando em um artigo tendencioso de termos roubado a sopa paraguaia. Basta conferir no link abaixo o artigo tendencioso do ABC:

http://www.abc.com.py/nacionales/brasilenos-reivindican-sopa-paraguaya-525134.html

Anônimo disse...

Estoy de acuerdo con el comentario anterior, realmente la cultura guarani es de toda sudamerica, pues como todos sabran ellos ocuparon el 80% del territorio actual...todo el paraguay, parte de brasil,norte argentino,parte de bolivia e inclusive venezuela. Por lo tanto creo que corresponde a lo que llamamos una cultura continental. Sus costumbres, idiomas y demas estan arraigadas en dichos lugares desde mucho antes de la colonizacion.Lei el articulo y no veo en ningun lado que diga que la "sopa paraguaya" sea de origen brasilero..(su nombre escrito ya lo define) por lo tanto creo que fue un error de la gente de ABC al publicar irresponsablemente con un concepto errado dicho articulo. Mis respetos y saludos a la gente de Matto Grosso que son tan parecidos a nosotros en cuanto a hospitalidad, humildad y amabilidad con el forastero.Saludos desde asuncion!.

Anônimo disse...

Perdonen apreciados vecinos, lastimosamente en el Paraguay existe un diario que se llama ABC que publicó un articulo sobre este link, tergiversando totalmente el contenido.
Yo ya he leído varias veces su articulo y en ningún lugar discute el origen de este plato típico como el diario menciona.
Mis disculpas nuevamente en nombre de los que desconocen este hecho.

Anônimo disse...

Excelente el Blog.....desde Paraguay un Gran abraso....y creo que es ridículo crear una frontera mental...todo corresponde a la cultura americana...y no puede tener un dueño....Felicitaciones a los Blogeros.