sábado, 12 de maio de 2012

Estado de Maracajú

Palácio Maracajú


Estado de Maracajú foi o nome dado à criação revolucionária de um estado federativo brasileiro que existiu sem autorização da União de 10 de julho de 1932 a 02 de outubro do mesmo ano, durante as agitações da Revolução Constitucionalista de 1932.

O Palácio Maracajú, sede do Estado de Maracajú, teve como sua Capital Campo Grande e sua localização na loja maçônica da Avenida Calógeras, entre Avenida Afonso Pena e rua 15 de novembro.

O estado reclamava o território que hoje ocupa o estado de Mato Grosso do Sul. Seu nome deriva-se da serra que corta o estado. Teve como seu governador o então prefeito de campo Grande, Vespasiano Barbosa Martins.


Vespasiano Barbosa Martins e General klinger -(divulgação internet)

Criado a partir da divisão de Mato Grosso na sua parte meridional, o estado é uma precoce demonstração das pretensões separatistas com relação ao governo de Cuiabá.


Durante a Revolução Constitucionalista, o sul de Mato Grosso apoiou a causa paulista, na pessoa do general  Bertoloto Klinger. Com o fim da revolução e a vitória militar do governo central, o estado foi dissolvido, mas serviria de embrião para o que seria o hoje estado de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: