quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Uma História, uma Pessoa, um Lugar e uma Paixão: Mato Grosso do Sul




Assim nasce uma história que poderia ser como de qualquer outro Sul-Mato-Grossense. Mas não é!
Essa é a história  de uma pessoa e um lugar, que poderia ser outro qualquer, mas tb não é!
Essa é a história da relação de amor entre o Estado de Mato Grosso do Sul e do Wesley Silva e que será contada pelo personagem principal.

Bom, essa história começa em 1973, ano em que nasci, numa cidade do Estado de São Paulo. Portanto, sou paulista de nascimento.
Quando tinha dez anos, em uma conversa com minha querida mãe, disse-lhe que não era daquele lugar onde nasci. Não pertencia aquele lugar.
Minha mãe querida em resposta, me fez uma pergunta: "E porquê você diz isso, meu filho?"
Respondi à minha mãe, que não havia "nascido" para estar naquele lugar. Que não fazia parte daquele local e nem mesmo daquele estado.
Enfim, em 1989, quando estava terminando o ensino médio, decidimos que, como nossa formatura, faríamos uma viagem. Uma viagem que mudaria minha vida para sempre!
O local escolhido para essa épica viagem, poderia ser um lugar qualquer. Mas não era.
Mato Grosso do Sul, foi o local escolhido. E, eu ainda não sabia que esse seria o lugar da minha vida.



Campo Grande-MS
                                           


Ao entrar em Campo Grande/MS, foi uma sensação interessante e única. A vista da Br. 163, pela janela do ônibus, me ofereceu um olhar diferente de tudo o que já tinha visto. Olhar as casas, empresas e toda a vida na entrada da cidade foi uma emoção. Emoção adolescente, e uma visão interessante de tudo o que poderia acontecer nesta viagem.

 Após a troca de motorista feita em Campo Grande/MS, seguimos para a cidade de Corumbá. Outra belíssima cidade desse mais belo ainda, estado de Mato Grosso do Sul, que guarda parte da nossa riqueza natural e histórica.

 Foto de Anderson Luís
     


Ficamos por um período de 15 dias em Mato Grosso do Sul, hospedados na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Bem perto do rio Paraguai e no berço pantaneiro.
Fiquei deslumbrado com a riqueza natural, o rio, animais e com a arquitetura dessa histórica e importante cidade de Corumbá.


Casarões do Porto
                                                  


No fim da viagem, ao voltarmos para o Estado de São Paulo; as siglas que são a abreviatura dos dois estados, já se misturavam em minha mente. SP (São Paulo) e MS (Mato Grosso do Sul), já não eram apenas quatro letras, e sim uma mistura dentro de mim. Mas isso foi logo resolvido.


 Foto de Douglas A.B
                                                   


Estava escolhido por mim (ou o contrário); nunca saberei ao certo, se fui eu quem "adotou" o Estado de Mato Grosso do Sul, ou se fui "adotado" por esse Estado maravilhoso.

Em 2001, quando já tinha uma irmã (in memorian), morando em Campo Grande/MS; fui fazer-lhe uma visita. Eram minhas férias do trabalho e o final do ano. Natal e ano novo já à vista.

Passada a data das festas, tomei a decisão. Voltei para o Estado de São Paulo, pedi demissão da empresa onde trabalhava e falei para minha querida mãe que já havia encontrado o local onde iria passar o resto da minha vida. Enfim, havia encontrado o meu lugar.
E esse lugar tem nome: Mato Grosso do Sul.


                                               Ilustração de Milton César


Me mudei para casa da minha irmã (in memorian), e assim, começava minha vida de Sul-Mato-Grossense.

Os sentimentos que antes eram independentes e separados, agora se juntaram em uma mistura de medo, ansiedade e surpresa, e que deram lugar à uma emoção maravilhosa: PAIXÃO!

Paixão por Mato Grosso do Sul, um Estado belo, com riquezas, natureza exuberante e pessoas incríveis.

 Um Estado formado por paulistas, gaúchos e tantos outros, que como eu, trocou seu estado natal, por essa maravilha que é o Estado de Mato Grosso do Sul, que também sofre uma forte influência da dupla fronteira internacional e uma influência maior ainda do Paraguai, que na minha opinião, faz de Mato Grosso do Sul, um estado único da federação brasileira.

 Passado algum tempo, minha irmã (in memorian), ficou grávida, e então, pude acompanhar o nascimento de mais um membro de minha família, e um Sul-Mato-Grossense de fato.

Minha ligação com Mato Grosso do Sul, ficou mais completa, quando consegui reunir novamente minha família. Estávamos todos juntos novamente. E o melhor; todos morando em Mato Grosso do Sul. Meus pais e minha irmã mais velha, agora, engrossavam a lista de "filhos", adotados e que também adoraram Mato Grosso do Sul, como sendo o lugar das suas vidas.

Eu não poderia deixar passar a oportunidade de ter um laço ainda maior, mais afetivo e definitivo com Mato Grosso do Sul. Em 2006, casei-me com uma Brasiguaia, que nasceu no Paraguai e foi registrada no Brasil, como Sul-Mato-Grossense. Ficava assim, completo o meu laço definitivo com Mato Grosso do Sul, suas tradições e seu povo. Laço esse, que se intensifica mais e mais à cada dia que passa.


Foto de Wesley
                                                  


Hoje, por força do nosso trabalho e destino; moramos na Europa. Eu, minha mulher e minha irmã mais velha. Mas contamos nos dedos, os dias que faltam para que possamos voltar para nossa amada terra que é o Mato Grosso do Sul.

E para dar um doce final à esse relato, e para "matar", mais um pouco a saudade que aperta o peito; ao procurar um chocolate em pó para fazer um bolo, daqueles que é tradição nossa, e que, temos sempre em casa para oferecermos as visitas, com um cafézinho quente; qual não foi a minha surpresa. O nome dado ao chocolate em pó pela casa Imperial, que é uma doçaria muito famosa aqui na Europa é: PANTAGRUEL! Lembra-me de Pantanal, e posso garantir que ficou mais doce o bolo com essa lembrança.



 Foto de Wesley
                                                       


Enfim; posso, e tenho o orgulho em dizer que sou: Sul-Mato-Grossense de ALMA, CORPO e CORAÇÃO!
Formamos o movimento: ORGULHO SUL-MATO-GROSSENSE!
O que nos deixa muito felizes.
Partilhamos essas maravilhas Sul-Mato-Grossenses pelo mundo, através das viagens, fotografias e em todas a mídias. Quer sejam eletrônicas, escritas, faladas ou em imagens e vídeos, com todo o mundo, e também, com os brasileiros. Tanto os que estão no país ou fora dele, como meu caso.
Me orgulho em ser Sul-Mato-Grossense por adoção e de ter Mato Grosso do Sul dentro do meu coração!
Parabéns aos integrantes do blog: I LOVE MS OFICIAL, por divulgar esse Estado rico em todos os sentidos.
Obrigado!
                                                                                                       Wesley Soares Silva.
                                                                                                  Orgulho Sul-Mato-Grossense






Wesley, é um Orgulho para nós, do Blog MS, Por Favor, e principalmente para o povo Sul-Mato-Grossense ter você como um de nós, um Filho desta Terra abençoada por Deus!!

Obrigado por Compartilhar a sua história com a gente!!



Um comentário:

Anônimo disse...

Caros, faltou ciar que a erva-mate Kurupí é produzida pelo Paraguai.