sábado, 26 de dezembro de 2015

Vai viajar? Confira dicas antes de por o pé na estrada

As festas de final de ano estão chegando e com elas vêm a preocupação de arrumar as malas e curtir o recesso. Depois de escolher o destino para curtir, resta agora se organizar e aproveitar. Aqui vão algumas dicas úteis de como melhorar sua viagem e aproveitar mais o tempo de férias.

1.Quando for comprar passagens aéreas e/ou reservar quartos de hotéis, use as janelas anônimas da internet. Os sites de viagens rastreiam as suas visitas e aumentam os preços se você já os acessou antes.

  • Proteja os fios dos carregadores utilizando molas de canetas. Assim você evita que eles dobrem e quebrem durante a viagem. Guarde os cabos soltos e fones de ouvidos dentro de uma caixa de óculos.
  • Enrole as roupas, ao invés de dobrá-las, para economizar espaço nas malas. Se você tem roupas que precisam ser dobradas, use lenços de papel para evitar que elas amassem. Outra dica é colocar cintos enrolados nas golas das camisas, para manter a forma.
  • Foto: I Love MS
    Foto: I Love MS
  • Tenha sempre com você uma cópia dos documentos (passaporte e RG). No caso de perda ou furto, é muito útil ter cópias extras dos documentos que mostram seus voos e reservas de hotéis. Mande uma cópia para seu e-mail, assim poderá acessá-los do smartphone ou tablet.
  • Coloque uma etiqueta de “frágil” nas suas malas, mesmo que não sejam. Isso faz com que manejem com mais cuidado. Além disso, elas são colocadas no topo da pilha de bagagens, o que significa que a sua mala será uma das primeiras a ser colocada na esteira.
  • Compre sua passagem aérea às 15h de terça-feira. Normalmente, é nesse dia que as grandes companhias reduzem os preços para competir com empresas menores. Se você vai viajar para a Europa ou para os Estados Unidos, ou se já está aí e vai curtir o final de ano em outra cidade, compre passagens nas empresas low cost. Algumas cias como Ryanair e Easyjet oferecem ainda mais descontos para certas localidades nessa época. Para avaliar a conveniência de um voo antes de comprar, é aconselhável comparar os preços, horários e aeroportos, o custo da bagagem e o custo do transporte até o centro da cidade.


  • Para viajar com animais é preciso ter um pouco mais de paciência e cuidados. Algumas companhias aéreas autorizam o transporte de animais na cabine, mas é preciso fazer uma reserva para que este serviço seja confirmado. 
    .  Animais despachados não precisam de reservas. Os passageiros viajando com animais precisam se apresentar para o check-in no balcão de bilhetes e apresentar o documento do bichinho, como cartão de vacinação e passaporte (sim, existe passaporte para pets). Os animais despachados não são aceitos mais de quatro horas antes do horário do voo. Durante o voo, os animais não podem ser retirados de suas gaiolas em hipótese alguma. Fique atento ao tamanho das jaulas, cada companhia aérea limita o tamanho de acordo com seus padrões.    Os animais devem ter espaço suficiente para ficar em pé, girar, sentar e deitar em posição natural em suas gaiolas, e a porta deve fechar com segurança e ter ventilação nos dois lados. Os canis também devem conter um recipiente para água, com acesso externo para reposição, no caso de atraso. Bebedouros e comedouros separados devem ser presos firmemente dentro do canil e acessíveis sem abrir. O passageiro também deve colocar um pequeno saco de ração suficiente para 24 horas na parte superior do canil.  Certifique que todas as exigências foram atendidas e siga as instruções da companhia aérea.
  • Compre dólares ou euros antes da viagem. De acordo com especialistas, não é bom deixar para comprar moeda estrangeira de última hora, baseada na tendência de alta do dólar frente a um cenário econômico global mais fraco. Faça um planejamento financeiro da viagem, ou seja, tente calcular quanto gastará em média por dia e faça um teto de gastos para excedentes. Adquira moeda em espécie ou coloque crédito no cartão pré-pago aos poucos. Com compras parceladas de dólar, é possível conseguir um bom preço médio.
  • Faça um bom seguro viagem. Mesmo que não use, é melhor prevenir do que remediar.
  • Tenha em mãos o passaporte e o visto em dia. Na imigração, responda com calma e paciência todas as perguntas feitas. Em alguns casos, é bom mostrar a passagem de volta e o endereço da hospedagem.
  • Fonte: Catraca Livre

    Nenhum comentário: