domingo, 21 de setembro de 2014

Dia 21 de setembro - Aniversário de Corumbá - Capital do Pantanal - História de Corumbá

Fundada no dia 21 de setembro de 1778, Corumbá também é conhecida como cidade Branca, por conta da cor clara do seu solo rico em calcário ou Capital do Pantanal, por ser a maior cidade na região pantaneira.


Pescaria em Corumbá. Foto cedida por Anderson Luís
Pescaria em Corumbá. Foto cedida por Anderson Luís



Segundo informações da Prefeitura de Corumbá, na data de fundação, a região foi chamada de Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque pelo Capitão-General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, e uma das propostas era a de impedir o avanço dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca de minerais preciosos, como o ouro, transformando-se no principal entreposto comercial da região.

Por do Sol em Corumbá. Foto de Anderson Luís
Por do Sol em Corumbá. Foto cedida de Anderson Luís


A história da cidade é marcada pela expectativa de encontrar ouro, principalmente pelos portugueses que chegaram à cidade em 1524. Somente no ano de 1850 a região foi elevada a município por conta da importância comercial, da ocupação e também da passagem de barcos brasileiros e paraguaios pelo Rio Paraguai.

Para os curiosos sobre a origem do nome da cidade, Corumbá surgiu de "Curupah", que em tupi-guarani significa "lugar distante".

Porto de Corumbá. Foto de Anderson Luís
Porto de Corumbá. Foto cedida por Anderson Luís


Um dos principais portais do Pantanal do Mato Grosso do Sul, ao lado de outras cidades como AquidauanaMiranda, entre outras, desde 1970, com mais de 60% do Pantanal ocupando o seu território, a cidade de Corumbá investe no turismo, nova infraestrutura e restauração das construções históricas atraindo diversos visitantes em busca pela natureza, pescaria, história e cultura para a região.

Festa Junina de Corumbá. Foto cedida por Anderson Luís

Veja também:  Pontos Turísticos de Corumbá

                       Hotéis de Pesca em Corumbá (MS)




Postar um comentário