segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tereré é uma bebida de prática cultural e não competitiva


Como apreciadores e divulgadores da cultura de mato grosso do sul, nela incluída a bebida típica – Tereré, não podemos deixar de nos manifestar a respeito do ocorrido, no domingo do dia 28/04 - no evento denominado “A Maior Roda de Tereré do Mundo”, quando logo após seu término, duas pessoas passaram mal sendo internadas e uma delas, infelizmente, veio a óbito.

O tereré além de ser um costume de um povo é uma prática cultural transmitida de pai para filho, além de suas rodas de tereré eliminarem as diferenças sociais, promoverem a interação cultural e propiciarem o diálogo.




Amigos tomando o Tereré, interagindo, dialogando.

Deve-se, no entanto, levar em conta que é uma bebida de consumo recreativo e, apesar de possuir funções positivas, tanto na cultura, quanto na saúde e economia não pode ser ingerida de forma irregular, pois, como qualquer substância, se ingerida em excesso pode causar mal a saúde.

Este, foi um caso isolado e não se sabe ainda se a causa dos problemas de saúde foi o tereré e, portanto, não pode ser motivo para denegrir a imagem de uma bebida típica e apreciada por uma região que, além de divulgar um pouco da cultura,
serve para refrescar, entreter e unir pessoas .

Veja também outras matérias relacionadas ao Tereré:


Nossa maior Tradição - O Tereré   



Um comentário:

Ben Oliveira disse...

A questão não foi o tereré em sim, mas a quantidade de água. Todos sabem (ou deveriam saber) que água em excesso faz tão mal quanto qualquer outra substância.

"O que diferencia um remédio de um veneno é a sua dose"