quinta-feira, 9 de maio de 2013

Região Turística Vale das Águas

A região turística Vale das Águas é composta pelos municípios de Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.
O portal de entrada fica na divisa com os Estados do Paraná e São Paulo, sendo os maiores atrativos as áreas rurais, rios piscosos, pesqueiros, sol e praias de água doce. Encontra-se inserida na bacia hidrográfica do rio Paraná.

Vale das Águas é caracterizada por uma diversificação cultural bastante representativa.

Região do Vale das Águas - MS



A região possui importantes Unidades de Conservação entre elas o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, na Bacia do Rio Paraná, foi criado como medida compensatória da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta/CESP. Foi criado em 17 de dezembro de 1998 com objetivo de preservar os últimos remanescentes de ambiente de várzea livre do represamento, na bacia do Rio Paraná, e possui mais de 73 mil hectares de extensão, perfazendo uma área de 6.161,80 Km2, abrangendo os municípios de Taquarussu, Jateí e Naviraí.


O parque torna-se de grande importância para os municípios do seu entorno, Estado e País, visto que além de servir de refúgio para fauna da região, e a preservação da flora, constituir-se-á como instrumento de pesquisa cientifica, lazer e recreação e, também para o trabalho de educação ambiental com comunidades.


GASTRONOMIA

Com uma cultura diversificada, a culinária da região vale das Águas recebe influência dos diferentes povos que aqui se encontram. O preparo variado de peixes, o tradicional churrasco de carne bovina servido com mandioca, a vaca atolada, o puchero, são alguns dos pratos típicos saboreados em nossa região.

ACESSOS

Para chegar em Nova Andradina, vindo de São Paulo: Rodovia BR-267 e MS 134, é a grande opção. De Campo Grande pela Rodovia BR- 267 e MS 134.


Fonte: Fundação de turismo MS

Nenhum comentário: