sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

História e beleza da Gruta do Lago Azul

Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 uma expedição Franco- Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno - 6.000 a 10.000 anos atrás.

Considerada o cartão postal da cidade de Bonito a Gruta do Lago Azul é um passeio contemplativo e histórico que tem início com uma caminhada de aprox. 300m até a entrada da caverna, onde já se pode ter uma idéia de sua beleza.

Retirado do site minhasimagens.net

A Gruta do Lago Azul é localizada a 20 km do centro de Bonito (Mato Grosso do Sul). Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1978, sendo inscrita em três dos quatro livros do Tombo, o etnográfico, paisagístico e arqueológico.
vista de cima para baixo - foto: Ecotravelling

Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago. (informações colhidas do site Portal Bonito).


Descida da gruta - foto: Alaranja.com
foto: Alaranja.com
Foto do Site casablanca.tur.br

A melhor época para visitação é entre dezembro e janeiro, pela manhã, quando o sol incide diretamente na entrada da gruta, tornando o azul da água ainda mais intenso.

Foto do Portal Bonito

OBS: Uso obrigatório de tênis. Passeio não recomendado às pessoas que possuam alguma dificuldade de mobilidade, gestantes e portadores de labirintite. Crianças apenas acima de 5 anos completos.
Duração: 1h e meia. Distância: 19km

No inicio do ano de 2013 houve novo horário de reservas online para as agências que pretendem garantir vagas para daqui um ano para o passeio na Gruta, que será a partir das 6 horas da manhã até as 22 horas ou até acabar as vagas.

Nenhum comentário: