domingo, 24 de março de 2013

Aquífero Guarani no MS


O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce localizada na região sul da América do Sul (partes do território do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).
Divulgação:internet

O Aquífero Guarani foi considerado como a maior reserva subterrânea de água doce do mundo até 2010. A maior reserva atualmente é o Aquífero Alter do Chão.

Ocupa uma extensão de terra de, aproximadamente, 1,2 milhão de quilômetros quadrados.

Constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer.

Para se ter uma idéia do tamanho da reserva, ela tem capacidade para abastecer, de forma sustentável, cerca de 400 milhões de habitantes, com 43 trilhões de metros cúbicos de água doce por ano.



A profundidade da reserva é de, aproximadamente, 1500 metros.
Divulgação: internet

No Brasil, está presente no subsolo dos seguintes estados: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ocupa também partes do território subterrâneo de outros três da América do Sul: Argentina, Uruguai e Paraguai.

No Brasil a sua maior concentração é no estado de Mato Grosso do Sul – veja abaixo a distribuição:


 Segundo especialistas em hidrologia, a quantidade de água doce seria capaz de abastecer a população mundial por mais de cem anos. Numa possível falta de água doce no futuro, este recurso será de extrema importância para a humanidade.

A reserva de água está protegida de contaminações e infiltrações por uma camada de rocha basáltica.
Divulgação: internet

Fonte parcial de pesquisa: suapesquisa.com
Postar um comentário