quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A Formação do Povo de Mato Grosso do Sul

A população de Mato Grosso do Sul é formada por povos de vários estados e paises tornando assim um estado único e variado em sua cultura e gastronomia abundante!
Aqui Árabes e Judeus vivem em paz!


 Imagem de I Love MS Oficial


 As migrações de contingentes oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo e imigrações de países como Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Paraguai, Portugal, Síria e Líbano foram fundamentais para o povoamento de Mato Grosso do Sul e marcaram a fisionomia da região. O estado é, ainda, o segundo do Brasil em número de habitantes ameríndios, de várias etnias, entre elas Atikum, Guarany [Kaiwá e Nhandéwa], Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinawa, Ofaié, Terena, Xiquitano (Fundação Nacional do Índio, 2008).


Cultura Indigena- Aldeia Bororo - Dourados - MS | Foto: Cleberson Carvalho
 
 
O grande número de descendentes de ameríndios e de imigrantes paraguaios, que, em sua maioria, têm, como ancestrais, os índios guaranis, são dois fatores que contribuem para a alta porcentagem dos chamados "pardos" na população do estado de Mato Grosso do Sul. Já a ascendência afro-brasileira desse grupo étnico não é tão numerosa quanto a indígena. A população indígena do estado totalizava, em 2008, 53 900 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nenhum comentário: