quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Rota Norte - Conheça Região Turística de MS




Região de pólo produtivo no Mato Grosso do Sul e com potencial turístico, a Rota Norte é formada pelos municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

A Rota Norte oferece uma variedade de segmentos turísticos, como o turismo histórico cultural, o agrotecnológico, de aventura, observação de pássaros (birdwatching), pesca, negócios e eventos, ecoturismo, rural, ecotemático e safári fluvial.

A gastronomia da região é um dos destaques, como os pratos paçoca de carne seca, churrasco com mandioca, arroz carreteiro e diversos pratos a base de peixe.

Os artesanatos também são opções para os turistas, como as cerâmicas que expressam as riquezas da fauna e flora do homem pantaneiro e os acessórios femininos feitos à mão com o couro do peixe.

Parques, pousadas, fazendas, balneário, cachoeiras, Pantanal, sítio arqueológico, cerâmica, pesqueiros e barco hotel são alguns dos atrativos turísticos da região da Rota Norte.

Alcinópolis - Localizada a 364 km de Campo Grande, a cidade pequena oferece ecoturismo com seus cânions, grutas com pinturas rupestres pré-históricas, animais silvestres, abismos, serras, casas de pedra e paisagens naturais, além de oferecer atividades como trekking, escaladas e caminhadas.

Sítio Arqueológico Serra do Barro Branco - 9 km de Alcinópolis. Foto: Divulgação.

Bandeirantes - Distante 75 km de Campo Grande, o municípios de Bandeirantes se destaca por conta de suas cachoeiras no meio rural nas fazendas localizadas a alguns quilômetros do centro da cidade.

Cachoeira em Bandeirantes. Foto: Panoramio.

Camapuã - Localizado a menos de 150 km da capital de Mato Grosso do Sul, o município oferece atividades como pesque e pague, cachoeiras e locais onde é possível realizar o turismo rural, como Balneário Maran, Cachoeira Branca, Retiro do Gavião, Cachoeira das Orquídeas e Estância Três Irmãos.

Vista aérea de Camapuã. Foto: Denilson Rodrigues

Costa Rica - Entre os pontos turísticos de Costa Rica estão: Água Santa , Cachoeira da Rapadura, Cachoeira das Araras,  Capela Senhor do Bom Jesus, Estância Maranata, Gruta Tope da Pedra, Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, Parque Nacional das Emas, Parque Natural Municipal da Laje, Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú e Ponte de Pedra.

Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. Foto: Lourenço Furtado.
Coxim - O município de Coxim atrai diversos turistas interessados na pesca amadora nos rios Taquari, Coxim, Jauru e Piqueri, além de encantar com as cachoeiras Salto e Palmeiras.

Cachoeira das Palmeiras - Coxim. Foto: Divulgação.

FigueirãoO município de Figueirão possui um grande potencial turístico por conta da natureza presente na região. Entre os atrativos turísticos estão: Pedra Bonita, Cachoeira do Roncador, Cristo, Pinturas Aborígenas, além de balneários e sítios arqueológicos.


Pedra Bonita - Figueirão (MS). Foto: Divulgação.

Pedro Gomes - Entre os pontos turísticos de Pedro Gomes estão: Balneário Estancia Dallas Água Branca, Cachoeira Água Branca, Cachoeira Tauá, Flora de Pedro Gomes, Morro Timbiari, Rio Taquari, Salto das Bromélias, Salto do Macaco e Salto do Tauá.
Salto do Tauá - Pedro Gomes. Foto cedida por Aline Teixeira.

Rio Verde de Mato Grosso - Localizado a 194 km da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, o município de Rio Verde de Mato Grosso é uma das opções de lugares para se visitar no Estado durante os finais de semana e feriados. Destaque para: Cachoeira das Sete Quedas, Balneário Quedas d'Água e o Balneário Sete Quedas.

Rio Verde. Foto: Divulgação.

São Gabriel do Oeste - O município de São  Gabriel do Oeste oferece diversos roteiros como o de aventura, com Kartcross, Enduro de Motos e Motocross, roteiro de agronegócio, Citytour, caminhada na natureza, entre outros. A festa do Leiltão no Rolete é a mais tradicional realizada em São Gabriel do Oeste e acontece desde maio de 1993.

São Gabriel do Oeste. Foto: Divulgação.
Sonora - O município de Sonora tem como seus principais pontos turísticos diversas cachoeiras, algumas delas propicias para banho e outras não, grutas, rios e uma prainha.

Rio Correntes - Sonora. Foto: Divulgação.

Um comentário:

Anderson Hipólito disse...

Conheço alguns desses destinos e Rio Verde de Mato Grosso e Costa Rica são ops melhores. Alcinópolis tem pouca infra estrutura de hotéis e turismo. A secretaria de turismo do MS deveria capacitar melhor esses municípios para que o eixo Bonito-Jardim-Miranda não fique com todo fluxo de turistas. Sucesso ao site, sempre acompanhando vcs.