domingo, 3 de janeiro de 2016

Lagoa Misteriosa - Jardim - MS

Situada na cidade de Jardim, que fica a 50 km de Bonito – MS, a Lagoa Misteriosa é uma das atrações mais significativas e belas que já tivemos o prazer de visitar.
O passeio a Lagoa Misteriosa faz parte das atrações do Grupo Rio da Prata e é oferecido da seguinte forma: Os guias do Grupo da Rio Prata pegam o turista no hotel e o transporta até a sede do Recanto Ecológico Rio da Prata.


Ao chegar a sede, onde o tratamento é de primeira e o turista se sente em casa, ele é convidado a conhecer o local e recebe todas as orientações quanto a duração dos passeios bem como a utilização dos equipamentos necessários para tal.


O segundo passeio que fizemos foi a Lagoa Misteriosa. Após uma caminhada demais ou menos 20 minutos no meio da mata replantada RPPN, atingimos um platô, há aproximadamente 70 metros de altura da dolina (fenômeno natural representado por pequeno vale com formato circular inundado por uma lagoa) onde se encontra a Lagoa e deste platô podemos observar seus contornos e ter uma noção da transparência da água azul .




A Lagoa Misteriosa foi criada pela incidência das chuvas que se tornaram ácidas em contato com o solo fértil e causaram um abalo no terreno de rocha calcária que atingindo o lençol freático, originou esse “buraco” de mais de 220 metros de profundidade. Sua água é de um azul cristalino e reflete tudo que há no fundo da Lagoa, que para exploração foi dividida em dois canais (A e B) que se encontram formando um abismo.




Pé de uma das pessoas do nosso grupo dentro da água


A Caverna onde fica a Lagoa Misteriosa é a primeira liberada pelo Governo para mergulho, no Brasil o que só foi possível após a aquisição de sua administração pelo Grupo do Rio da Prata que realizou os estudos que geraram o Plano de Manejo Espeleológico, documento exigido pelo Estado para conservação desse patrimônio natural.

Apesar de suas águas cristalinas que não permitem esconder as belezas naturais, mesmo a “olho nu”, recebeu o adjetivo de “misteriosa” e os guias contam que seu nome foi dado porque os peões que tratavam o gado nas fazendas próximas ouviam, constantemente, ruídos como se fossem homens conversando, sem que, no entanto, houvesse qualquer pessoa o que gerou o tal “mistério” e, após sua exploração, o nome foi mantido pelo fato, de sua profundidade permanecer um “ mistério” já que ninguém atingiu o fundo da Lagoa. 



Para curtir todos os encantos desta água cristalina, cuja temperatura varia de 18 a 25 graus, tornando o mergulho, mesmo sem a roupa de borracha, bem agradável, pode se mergulhar com equipamento profissional, cilindro, roupa e etc. que é fornecido pelo Grupo ou apenas com a máscara e o snorkel, que foi o nosso caso, que optamos por não fazer o batismo (que consiste em aula teórica sobre o equipamento, meio ambiente e técnicas usadas durante o mergulho), que também e oferecido pelo Grupo Rio da Prata.


Independentemente da opção feita pelo turista, é garantida uma experiência inesquecível, em uma agua cristalina e de temperatura amena, onde se pode observar algumas espécies de peixes e formações rochosas.



O fato da Lagoa ser localizada bem no meio da mata da Serra da Bodoquena, também torna o ambiente poético já que se pode observar os raios de sol entrando pela clareira o que propicia um efeito de luz maravilhoso para as belas fotos que serão tiradas de recordação.
Quer ver mais fotos da lagoa misteriosa clique Aqui !

Veja um vídeo em nosso Canal no Youtube:




Maiores informações :

www.lagoamisteriosa.com.br


Um comentário:

Osvaldo Esterquile Júnior disse...

É muito bom ler tantos detalhes após sua visita, mostra que a satisfação e o encantamento foram atingidos, e esse é exatamente nosso objetivo. Estamos sempre abertos para recebê-los, obrigado pela visita.