segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Exposição Memórias do Pantanal Rupestre percorre cidades do MS

Memórias do Pantanal Rupestre - Exposição está acontecendo
em Dourados até o dia 2 de outubro. Foto: Divulgação.
As cidades de Dourados e Três Lagoas (MS) recebem neste semestre a Exposição Memórias do Pantanal Rupestre. Criado pelo Museu de História do Pantanal, localizado na cidade de Corumbá (MS), o projeto tem como proposta despertar na comunidade o interesse pelo seu passado e pela cultura rupestre.

Os moradores de Dourados e turistas poderão visitar a exposição no Espaço Cultural do Shopping Avenida Center. A exposição está acontecendo desde o dia 12 de setembro e segue até o dia 2 de outubro de 2012, das 10h às 22h. Depois de Dourados, as Memórias do Pantanal Rupestre chegam até Três Lagoas.

Durante a exposição gratuita os visitantes conhecem mais sobre a cultura rupestre, seu valor como patrimônio histórico e a importância do reconhecimento. Através da aproximação com a população local difunde-se a necessidade de proteção e conscientização do público sobre o patrimônio arqueológico da região do Pantanal.

Arte e ciência se combinam para trazer ao público informações e conhecimento sobre as paisagens e ambientes pantaneiros e os registros rupestres através de uma exposição com recursos que exploram os sentidos de tato, audição, olfato e visão.

Exposição traz informações e conscientização sobre a
cultura rupestre na região do Pantanal. Foto: Divulgação.

Um grupo de trabalho participa do projeto Memórias do Pantanal Rupestre, entre os participantes estão o arqueólogo José Luis Peixoto, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o artista plástico colombiano Santiago Plata.

Em Dourados (MS) a exposição acontece no Espaço Cultural Shopping Avenida Center – Av. Marcelino Pires, 3600, entre os dias 12 de setembro a 2 de outubro, de 10h às 22h. Já em Três Lagoas (MS), o projeto será exposto na biblioteca Pública Municipal Rosário Congro, na rua Alexandre Costa, 1509, entre os dias 10 e 31 de outubro, de 7h às 11h e 13h às 17h.

A exposição conta com patrocínio da Petrobas e está sendo promovida pela Fundação Barbosa Rodrigues, resultado de um projeto desenvolvido em 2011 pelo Museu de História do Pantanal.

Nenhum comentário: