domingo, 3 de abril de 2016

Campo Grande: Capital Cosmopolita

Campo Grande, Capital de Mato Grosso do Sul, também conhecida como CG, Campão, Big Field e Cidade Morena.
Cidade Morena é pela terra vermelha que se encontra na região.



Campo Grande. Foto:Duda Bairros



Campo Grande foi fundada há mais de 120 anos por Colonizadores Mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas.

Arborizada e com diversos jardins por entre as suas vias, apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas.


Campo Grande 120 anos. Foto: I Love MS


Quem anda pelas ruas de Campo Grande logo percebe a diversidade cultural. Se o brasileiro é visto e conhecido pela sua miscigenação, leia-se a mistura de raças, povos e diferentes etnias, talvez a capital sul-mato-grossense seja a melhor definição para esta palavra.

Portugueses, italianos, espanhóis, chineses, japoneses, libaneses, sírios, paraguaios, entre outras nacionalidades estão presentes na sociedade de Campo Grande. Segundo o advogado Gilson Cavalcanti Ricci, estes imigrantes chegaram na cidade no final do século XIX até meados do século XX.

Praça dos Imigrantes - Campo Grande (MS). Foto: Ben Oliveira.

Em uma matéria de 02 anos atrás do Campo Grande News, o advogado Gilson Cavalcanti Ricci escreveu um artigo elogiando a capital do Mato Grosso do Sul e sua população cosmopolita e conta um pouco sobre a história e influência dos imigrantes na cultura e economia de Campo Grande, bem como a de pessoas de outras regiões do Brasil que escolheram a cidade para morar.

Confira trecho: "A cidade acomoda em seus quadrantes um peculiar contexto de pessoas oriundas de várias partes do mundo, que a escolheram para viver com dignidade. Poucas cidades brasileiras possuem tão distinto acervo humano...".

Leia o artigo na íntegra: http://www.campograndenews.com.br/artigos/a-cosmopolita-campo-grande

Nenhum comentário: