quinta-feira, 16 de agosto de 2012

28º Bon Odori acontece este final de semana em Campo Grande



Texto: Ben Oliveira

Um dos festivais mais tradicionais da cultura oriental, a maior festa japonesa de Mato Grosso do Sul, o Bon Odori será realizado em Campo Grande (MS), neste final de semana, nos dias 17 a 19 de agosto, a partir das 19h, no salão da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, localizada na BR-262, saída para Três Lagoas.

Durante a festa que está em sua 28ª edição, os participantes realizam danças que dão boas vindas às almas dos falecidos em uma clima de gratidão e alegria, uma espécie de "Dia de Finados".

"O festival ocorre sempre depois do pôr do sol, pois os espíritos, segundo os japoneses, só saem durante a noite. No Japão, as pessoas levam lanternas acesas para saudar os mortos, lembrando a sabedoria que deixaram", explica a Assessoria de Comunicação da Nipo de Campo Grande.


Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, a tradição acontece em Campo Grande desde 1983 e atualmente, faz parte do calendário oficial da capital sul-mato-grossense.

Festa japonesa é tradição em Campo Grande (MS). Foto: Arquivo.
Além das apresentações culturais, danças tradicionais e decoração japonesa,  durante o evento são vendidos pratos típicos da culinária oriental, como o Sobá, suhi e também pratos da região, como espetinho, pastéis e outros.

Culinária oriental é um dos destaques do Bon Odori. Foto: Arquivo.

Realizado pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, o evento conta com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os ingressos podem ser comprados na hora e custam R$ 10.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3321-3253.

Nenhum comentário: